23 janeiro 2013

9

O jugo desigual

Chega certa idade onde pensamos com mais frequência no “Namoro”, todo mundo namora menos eu (RSRSRS). Então vem a pergunta que não quer calar podemos ou não namorar pessoas de religiões diferentes ou sem religião?


Ao abordar esse assunto entre jovens muitas indagações aparecem como: Qual é o problema? Eu não vejo nada de mais! ou, a melhor de todas, posso trazer ele(a) para igreja! Será uma bela forma de conhecer a Cristo. Se você conseguir beleza, porémmm... nós sabemos que na maioria dos casos não é bem isso o que acontece.
Vou apontar para vocês os problemas de um namoro com uma pessoa de religião diferente ou uma pessoa sem religião alguma. Vamos nessa?



O jugo Desigual?

Essa peça ao lado é um Jugo. Uma peça de madeira que prende dois bois um ao outro para puxarem determinada carga. Se estiverem desalinhados, ou "desiguais", um dos animais sofrerá para realizar sua tarefa. Daí podemos comparar um namoro ou casamento onde duas pessoas que levam uma grande carga tanto de felicidade e como de dificuldades.  Se estiver desalinhados uma parte vai sofrer mais que a outra. Quando  as pessoas num relacionamento tem dois pensamentos diferentes, duas visões diferente, um dialogo pode resolver tudo, mas quando  tem duas crenças diferentes umas das partes tem que ceder e é ai que mora o perigo. Na maioria das vezes um cristão se afasta da igreja em prol de outra pessoa para conhecer os prazeres do mundo. Não estou dizendo que não acontece de alguém do mundo vir para a igreja mais as chances são bem pequenas, é uma exceção e não uma regra! Não devemos arriscar a nossa vida baseados em exceções. 


Vocês podem estar pensando que eu tirei o termo “Jugo desigual” da minha mente. Que nada! Deus em sua grande sabedoria nos deixou um ótimo conselho que se encontra em  
II Co 6.14: Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?

Para encerrar gostaria de compartilhar com vocês uma estória baseada em fato reais ( não sei porque, mais eu sempre quis dizer isso) a estória é trágica, engraçado e da  para refletir, me deixou bem chocado e também maravilhado em saber como Deus atua em nossas vidas.

Uma Jovem chegou a uma idade onde a maioria dos seus pensamentos estavam voltadas a começar um namoro e ela chegou para o pastor e disse:
Moça: Pasto todo mundo esta namorando menos eu tem algo de errado comigo
( Porque as mulheres são assim vê defeito onde não tem, pode ser linda mais vai achar algo para se achar feia, o mais engraçado é que a maioria se acham gordas ficam deprimidas com isso e vão comer chocolate para afogar as magoas, vai entender)
Mais voltando ao dialogo.
Pastor: Não se precipite o tempo de Deus é diferente do seu e vai chegar sua hora e a pessoa certa, continue orando, pois no momento certo Deus vai lhe enviar alguém especial.
A garota foi para casa e ficou pensando no assunto e não satisfeita resolveu tomar suas próprias atitudes e chegou a igreja olhou de um lado para o outro e reparou que ninguém solteiro da igreja agradava a ela e achou que o problema de não esta namorado estava nisso. Então ela resolveu procurar em outros meios e teve um garoto de fora da igreja que a agradou a ela que resolveu namora-lo. Levou ele para igreja em um domingo após muita insistência, o que ela não esperava sobre aquela noite foi o fato da pregação do pastor ter sido direcionando a “Jugo desigual”. O garoto se apaixonou pela igreja e pelos ensinamentos de Deus de tal forma que foi ao culto de terça e quinta e no outro domingo se entregou a Jesus. No entanto,  o namoro deles durante essa semana não estava nada bem e no outro domingo logo após se entregar a Jesus no caminho de casa o rapaz falou para moça: -  precisamos conversar!  para quem tem namorado(a) ou já teve, sabe que essa palavra é mortal te faz lembrar de erros que cometeu na infância, muito tenso( RSRSRS) mais voltando … Após alguns minutos de silêncio ele inicio o Dialogo.
Rapaz: Eu estive pensando e quero terminar o namoro.
Moça: Por quê? Agora você entrou para igreja e tudo fica mais fácil.
Rapaz: Esse é justamente o problema eu não tinha conhecimento sobre a Bíblia e os ensinamentos de Deus e após alguns estudos descobri que Deus não aprova o Jugo desigual e você com um vasto conhecimento já sabia disso e mesmo assim arranjou alguém de fora da sua religião. Você traiu suas próprias crenças os seus ensinamentos que teve desde pequena. Como posso ter confiança em você? Você traiu a Deus um ser celestial e fico pensando como não vai trair a mim que sou um mero mortal.
Fim (cadê os aplausos gente)
Após esse fora brilhante (sou muito fã desse cara) devemos entender que Deus tem um plano em nossas vidas e devemos esperar o momento certo para evitar decepções (a vida daquela garota nunca mais foi à mesma) e evitar que sofra ou se desvie do caminho de Deus, e acredite Deus  já preparou alguém especial para você.


Tudo me é permitido, mas nem tudo convém”. (I Cor: 6, 12)


“Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus”. (Eclesiastes, 3, 1)


9 comentários:

  1. Parabéns pelo blog irmã Nathalia. Mensagens edificantes.

    ResponderExcluir
  2. Carina, uma coisa é fé e outra religião(denominações). Se os membros de casal têm fé, a questão religiosa fica em segundo plano. Só há problema quando não se tem fé. Com fé sabemos respeitar as crenças do outro sem tentar arrasta-lo para o que acreditamos ser a verdade. Pois Deus é a verdade e ela tem mil facetas: Beleza, Bondade, Alegria, Sabedoria, União, Harmonia e por aí vai. Se temos fé sabemos apreciar o lado bom de tudo, em todos os lugares e a qualquer tempo. A dois, então, muito melhor.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Expedito,
      Primieramente obrigada pela participação aqui no blog...

      Preciso dizer que concordo parcialmente com a sua posição sobre o assunto. Você tem razão no que diz, mas existe um problema quando duas pessoas que se relacionam são de religiões muito 'opostas' ou 'distantes'. Talvez um cristão e alguém que pratique bruxaria. São praticas e conceitos muitos distantes um do outro e uma pratica é condenada pela religião do outro, acredito que isso possa trazer conflitos para o relacionamento. Mas... se pensarmos em diferenças menores como, por exemplo, diferentes denominações dentro do cristianismo aí já fica mas fácil.

      Excluir
  3. Oi :)

    A verdade desta história: o rapaz não gostava da garota e arranjou o fora mais impecil que já vi!

    O rapaz que deu um fora "gospel" aparenta não ter maturidade nem experiência de vida.

    Traímos a Deus em muitos momentos da vida, traindo a nós mesmos e aos nossos semelhantes. Daí vem a designação de sermos pecadores.

    Mas aí vem a Graça, dom gratuito de Deus!

    A história se prende apenas ao "jugo desigual", porém o rapaz (moleque) se prende neste contexto, deixando qualquer virtude da garota de lado (bondade, mansidão, alegria, respeito, compreensão...) que porventura ela tenha. Afinal, estas virtudes vem de Deus ou não?

    Desculpe, mas detestei a história...

    Abraços,
    Felipe

    ResponderExcluir
  4. Ola
    Primeiro queria agradecer sua participação...

    Felipe concordo parcialmente com você mais principalmente onde diz que traímos a Deus em muitos momentos e ai vem a graça, porem observei durante algum tempo um grupo de RH onde faziam testes para provar a honestidades das pessoas através de sua honestidade com Deus (isso não quer dizer que os mesmo sejam imaturos ou antiprofissionais) ,devemos sempre nós policiar quanto aos nossos erros diante do mundo porque o mundo nós julga a todo momento, estamos fazendo o melhor para Deus, mais levamos o nome dele( tarefa difícil)e a melhor forma de trazer alguém para Deus é através de nosso testemunho e não adianta cometer o mesmo erro sempre, porque sabe que Deus vai perdoa, muitas vezes como no caso da estória Deus esta dizendo espera que o seu momento vai chegar e querendo adiantar o futuro fazemos as coisas do nosso jeito ao nosso modo.

    A garota podia até não trair o rapaz, mais um exemplo muito semelhante é você trair o seu melhor amigo e se eu sei disse eu não vou te contar nada e não vou querer ser seu melhor amigo, teremos uma convivência de colegas, mais acabou a confiança ali e olha que não fez nada comigo.

    O fato do rapaz não ter levado a frente o relacionamento não quer dizer que ele seja um moleque você fez um prejulgamento do mesmo, pois o que é algo simples para você é uma montanha para outra pessoa, algumas pessoas conseguiriam reverter essa estória, mais muitos não possui estrutura para isso. Agora para e pensa um pouco vamos ser sinceros se você é traído ou sabe que alguém traiu seu melhor amigo vai levar em conta as principais virtudes da pessoa, as virtudes vem de Deus, porém vemos com os olhos humanos (errado concordo, mais é um erro de todos).

    Felipe construímos ao longo da vida um modelo de pessoa para estar ao nosso lado onde muitas coisas mudam, outras são aceitáveis e algumas coisas daquele modelo que montamos não muda nunca e muitas vezes são coisas pequenas. Eu por exemplo não namoraria com alguém que fuma ou beba, o que para mim é uma grande coisa para você e para outras pessoas pode ser idiotice, falta de experiência ou imaturidade, então cada um tem um pensamento e um modelo a seguir e não significando que porque alguém não segue meu modelo seja imaturo ou inexperientes, significa que as experiências passadas foram diferentes.

    Felipe,
    abraços e será uma honra sempre ouvir sua opinião sendo ela positiva ou negativa, afinal aprendemos um com os outros.

    ResponderExcluir
  5. Namorei por 3 anos com uma menina que ia pra

    ResponderExcluir
  6. Engraçado, foi preciso um pessoa de Fora de uma denominação religiosa, de um templo ( o Altíssimo NAO habita em templos construídos pelas maos humanas) para dar um ensinamento tão simples assim? namorei por 3 anos e meio com uma menina que se diz EVANGÉLICA ( ja esta errada ai, pois nao foi um evangélico que morreu para me salvar, nem um católico, nem nada disso).. e eu nao ia à igreja, mas sempre respeitei a vontade dela, pois o fato de nao ir nao me da o Direito de impedi-la que va... hoje nos terminamos, tive uma experiência Genuína com Jesus ( sempre disse à ela que iria para igreja QUANDO DEUS ME CHAMASSE, que eu nao queria ser hipócrita com ela e menos ainda com Deus...hoje, indo para a igreja, descobri que eu estou em JUGO DESIGUAL COM A MAIORIA das pessoas la dentro.. por que eu quero seguir Cristo na sua Simplicidade, na sua capacidade de se doar pelas pessoas, por que merecem e mais ainda por quem nao merece... JUGO DESIGUAL ESTÁ QUANDO UMA PESSOA PUXA PARA UM LADO E OUTRA PARA O OUTRO.. isso em qualquer relacionamento ( nao apenas amorosos).. é uma maneira simples de evitar contendas... já ela quer seguir um Deus destruidor, jugador, condenador, aprisionador de almas no Inferno... jurava que para isso ja existia o CAPETA ( esse nao tem poder nenhum sobre ngm, pois até para colocar a mao dele em alguem ele tem que pedir a permissao de Deus)... SER APAIXONADO POR DEUS É TÃO SIMPLES.. que se as pessoas soubessem disso, parariam com esses PRECONCEITOS CHULOS.. por que se Jesus fosse preconceituoso como vocês FARISEUS.. podem ter certeza, ele nao faria o que fez..

    então Senhor... fica aqui minha oração, simples, sem gritaria e sem aquele falso moralismo de pessoas que o honram com a boca mais o coração está longe...( eu sempre bati papo com Deus e foi isso que me rendeu uma experiência que voces nao tem ídeia)... eu te digo Senhor, se por um acaso o Senhor colocar um sentimento de amor SINCERO no meu coração, por uma prostituta ou uma incrédula que seja, eu atenderei, que seja feita a tua e nao a minha vontade... Amém e Amém... ( um simples bate papo com Deus meu Pai...sem rodeios e sem HIPOCRISIA..) fim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ps: antes que vocês digam... terminaram, ta vendo, é o jugo desigual.. nao tem benção nisso, nunca dá certo.. por que isso que voces RELIGIOSOS gostam.. de ver a '' desgraça'' alheia para se promoverem... eu antecipo esse pensamento totalmente previsivel vindo de vossas bocas... QUEM TERMINOU FOI ELA E NAO EU... o jugo estava apenas nos olhos dela e nao nos meus...é melhor se prender à um amor forçado por interesses, sem sentimento, para se promover diante dos demais e nao ser jugado... para vocês seriam uma honra ser jugado por FARISEUS por um erro, por que Jesus intercede é nas situações de injustiça... afinal.. FARISEUS QUERIAM APEDREJAR UMA PROSTITUTA e ele nao deixou... jugadores na Igreja tem aos montes desde 2015 anos atrás, mas pessoas que nao podem amar o próximo, nao pode amar a Jesus Cristo....ESSE É O CARA... ESSE FOI SIMPLESMENTE PERFEITO..estou bobo como eu aprendi a ama-lo na sua simplicidade e nao na sua complexidade... meu olho enche de água só de pensar o quanto ele foi bom com TODOSSSS...

      Excluir

Sua opinião é muito importante para nós. Opine, critique, discorde e debata, mas, sempre com educação e respeito.