04 junho 2013

0

Seja a rocha

Dia desses li um texto que me fez pensar muito no blog “Ele, ela e um sofá” intitulado “Seja a rocha no relacionamento”. Basicamente, o texto fala sobre algo que todos nós passamos: a necessidade de ter um ponto de apoio. alguém que nos diga: “Pode contar comigo. Desabafa! Chora! Grita! Eu estou aqui, com você!




Como assim “ser a rocha”?

É simples! As vezes as pessoas passam por situações que as deixam instáveis, e passam a necessitar de um ponto de apoio sólido: uma rocha!


Problemas no trabalho, desapontamentos com um amigo, preocupações sobre assuntos domésticos, escolares etc... nos fazem querer ter um ombro amigo para poder contar e chorar abraçadinho. Isso é ser a rocha! Ser esse ombro amigo.

A “rocha” não precisa vir com a solução para todos os problemas, com frases de consolo perfeitas nada disso! Apenas ser o ponto de apoio para o outro não desabar.
Quantas vezes, e isso já aconteceu comigo, nós vamos conversar com o nosso companheiro e escutamos:  “não estou com cabeça para falar sobre isso agora”, “não é hora de conversar”  ou coisa parecida! Tah! eu concordo, nós mulheres as vezes queremos falar sobre qualquer coisa a qualquer hora! Mas as vezes nós não precisamos que vocês sejam a solução para o nosso problema, nós só precisamos que você nos escute! (de verdade, não é fingir que escutou!). O mesmo pode acontecer com os homens também!



Sejam a rocha um do outro
Seja no namoro, noivado ou casamento (mas, principalmente, no casamento) é importante que um seja a rocha do outro. Tanto homem quanto mulher, cada um em algum momento vai precisar de um rocha e é importante que o outro esteja atento e perceba essa situação.

Por exemplo, não adianta dizer pra uma pessoa que está preocupada com a prova que vai fazer amanhã pra ficar calma! Ela sabe que precisa ficar calma, mas não consegue, pois a pressão da prova é grande! O que a rocha faz nesse momento? Escuta atentamente tudo o que a outra pessoa tiver a dizer sobre a prova e seu nervosismo e dá quantos abraços e beijos forem necessário, mas, principalmente, cria situações que façam a pessoa esquecer pelo menos um pouco o motivo do nervosismo. Sem mandar ela se acalmar! Convida pra ir pro cinema, pra jogar um jogo, pra jantar fora, puxa assuntos variados, conta piada, etc.  Isso funciona! Mandar ficar calma, não funciona! (#ficadica)

Isso vale pra qualquer situação: perda de um ente querido, preocupação com um problema, pressão por causa de um acontecimento importante, o que quer que seja! Escute e crie situações de conforto e descontração.



Deus: a rocha dos dois!


Veja o que a Bíblia nos diz:


“Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei."
 (Mateus 11.28-30)

"Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus."
 (Filipenses 4:6-7)

Estes são apenas dois de muitos versículos em que Deus nos diz (mais ou menos assim): “Ei filho,  calma! Eu estou contigo! Pões as tuas preocupações, angústias e necessidades nas minhas mãos, faz a minha vontade e confia, deixa comigo!” (ex. Salmo 13, Mateus 6. 25-34; Romanos 5. 3-5; Thiago 5. 7-11; 1 Pedro 5. 6-7).

Que Deus seja a rocha de ambos! Em oração, diga para Deus o que te aflige, pois se tem alguém que pode te direcionar para a solução do teu problema esse alguém é Deus. As vezes, nós queremos solucionar nós mesmo ou pedir ajuda a outra pessoa, mas esquecemos de pedir ajuda a Deus. Entrega o teu caminho a Ele, e deixa que Ele dirija a sua vida. Simlplesmente confia! (Salmo 37.5).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Opine, critique, discorde e debata, mas, sempre com educação e respeito.