05 março 2013

0

Casei com um estranho!


“Os motivos que me fizeram se apaixonar por você se perderam em algum ponto no passado”

É triste mais é verdade. Muitos casamentos chegam a esse ponto. Você olha pra pessoa com quem você vive e já não a reconhece mais. Não consegue enxergar nela os motivos que te levaram a se encantar, se apaixonar e querer compartilhar com ela sua vida. A rotina da vida a dois, composta por afazeres domésticos, contas a pagar, trabalho e mais trabalho, pode desgastar a relação de tal forma que os cônjuges passam a ser dois desconhecidos morando debaixo de um mesmo teto. Mas eu vou te contar um segredo: nem tudo esta perdido. Antes de pensar em abandonar o barco, por que não tentar encontrar o “defeito” e consertar!? 


A grande questão aqui é encontrar o defeito.  Mas isso é fácil, basta olhar pro lado, pra pessoa que vive com você, que a lista surge, certo!? Afinal, ele (a) está muito diferente e é o (a) responsável por tudo de ruim que está acontecendo no relacionamento de vocês. ERRADO!!!! 

Enquanto procurarmos defeito no outro, o casamento (namoro ou noivado) só vai piorar. Afinal, ninguém tem o poder mágico de mudar a personalidade e o comportamento de outras pessoas.   Que tal começar a mudança por você? Até por que, você também pode ter mudado. 

Acredito que duas atitudes, simples, podem ajudar a solucionar esse problema:

1)      Pare de enxergar o defeito do outro: 

Tá legal, eu sei que não é fácil! As coisas ruins saltam aos olhos, ainda mais quando se tem uma convivência diária.  Eu sei que ninguém é perfeito, mas todos têm qualidades!!! 

- Olhe para seu (sua) parceiro (a), com atenção, e tente enxergar nele (a) a beleza que você enxergou no início do relacionamento. 

- Faça uma lista (de verdade, no papel) das qualidades dessa pessoa. Vai ser difícil no início, mas depois você vai se surpreender com a quantidade de coisas boas que ele (a) tem. Guarde a lista com você e de uma conferida nela sempre que precisar! 

- Elogie!  A quanto tempo você não faz um elogio??? Reclamar é fácil e fazemos isso toda hora (e como fazemos!) Mas, e quando a pessoas faz uma coisa legal, ou se arruma bem por que não dizer: "Parabéns, gostei muito disso!" Ou "Como você está bonito (a) hoje! 

"E por que atentas tu no argueiro que está no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho?" Lucas 6:41


2)      Olhe pra você! 

Esse tópico tem dois sentidos:

Primeiro, olhe para as mudanças que ocorreram em você. Pense em como você era no início do relacionamento e no que mudou. Muitas vezes as mudanças do outro são em conseqüência das nossas próprias mudanças!  Você era mais doce, se arrumava mais, era mais empolgado, gostava mais de sair... Eu sei que as pessoas mudam, amadurecem com o tempo, mas veja o que é possível retomar e retome!

Segundo, se olhe no espelho! Cuide da sua aparência física. Beleza não é tudo, de nada adianta a beleza se não houver um bom caráter. Mas, manter uma boa aparência, se cuidar é muito importante para o relacionamento. Com o casamento, muitas vezes ambas as partes se descuidam e isso é uma porta aberta para o fim do casamento. Para que cresça o desinteresse um pelo outro e para que os olhos comecem a reparar nos colegas de trabalho, nos irmãos da igreja e nos vizinhos...



Não existe uma fórmula mágica para recuperar relacionamentos. Se existisse, o índice de divórcios não seria tão elevado, inclusive entre Cristãos. Acredito que essas pequenas atitudes podem ser um começo. Tente! Não desista na primeira vírgula, nem na segunda, nem na terceira ... Tente! Com amor e força de vontade É POSSÍVEL!  Além dessas pequenas atitudes, mantenha o diálogo, nenhum relacionamento sobrevive de forma saudável sem diálogo. Dialogue também com Deus, busque a Ele em oração, peça que Ele lhe aponte o que necessita ser mudado e que te ajude a alcançar a mudança.

ah... nunca se esqueça:

 "... Mais bem-aventurada coisa é dar que receber." Atos 20.35

Tem alguma outra dica? Posta aí...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Opine, critique, discorde e debata, mas, sempre com educação e respeito.