28 março 2013

0

Algumas verdades sobre os casamentos

Lendo coisas por aí, encontrei essas afirmações sobre o casamento,não sei ao certo a autoria, mas, encontrei nelas muita verdade sobre o desenrolar da vida a dois. Seguem as "verdades" e um comentário pessoal sobre elas... Boa leitura!

♥. "Um casamento não depende de um sim, mas de um sim após o outro";

Sempre digo que amar "é uma questão de escolha". Escolher amar apesar dos defeitos, apesar dos problemas e apesar das diferenças. Ou seja, é dizer sim a cada dia: "Sim, eu quero! As qualidades superam os defeitos! Os momentos bons superam os ruins. Sim! Vamos fazer dar certo!"


♥. "A felicidade não se encontra, se constrói a cada dia"; 

"Felizes para sempre"... isso não existe! Ninguém é feliz o tempo todo! Todos passamos por momentos e fazes ruins. Mas, ter uma vida feliz não significa nunca ter momentos infelizes. Significa que se tem mais motivos para ser feliz do que para ser triste e, que se vivem mais momentos felizes e agradáveis do que momentos tristes e desagradáveis. E isso, só depende de nós! 

Não é preciso muito dinheiro e muita criatividade para criar momentos felizes. Uma flor coletada na rua e entregue a esposa no fim do dia. Um passeio na praça ou na praia. Assistir televisão juntinhos. Um namoro gostoso. Conversas agradáveis. Essas e muitas outras são situações que geram momentos felizes, e constroem a felicidade... afinal: "a felicidade é feita de momentos". 

♥. "No amor, um jovem casal as vezes se ilude e pensa ser um, quando na verdade serão sempre dois";

"Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe" (Mateus 19:6).

São um que na verdade são dois. São duas pessoas que estão unidas em uma vida em comum. Que dividem responsabilidades, sonhos, alegrias e conquistas. E que se tornam "um" principalmente na hora do sexo.

Mas... mesmo assim serão sempre dois: duas criações, duas formações, duas opiniões, duas vidas (externas ao relacionamento, por exemplo, dois trabalhos diferentes) etc... as particularidades e a individualidade de marido e esposa devem ser compreendidadas pelos conjugês e, principalmente, a necessidade de estar só e fazer coisas sozinho. Estar casado não significa estar constantemente grudado um no outro.

♥.   "A arte de adaptar-se ao outro é fundamental na vida em comum"; 

Complementando o pensamento anterior, o casamento é um desafio. São duas pessoas, que por mais parecidas que sejam, são diferentes! Vieram de casas com costumes e rotinas diferentes. Assim, o casamento, ou seja, a convivência conjunta diária, se torna uma "batalha" (num bom sentido) a ser vencida todos os dias. Uma constante adaptação ao modo de viver um do outro. A convivência diária é constituída de muitas situações de paciência, compreensão e renúncia. 

Lembrem-se "Amar é uma questão de escolha".  Se foi isso que você escolheu... vá em frente, se esforce e vença cada batalha diária. Lembre-se o dialogo e a força da terceira pessoa no seu relacionamento (Deus) podem ajudar. Nunca deixe de orar pela relação.

♥.  "A vida é um presente de Deus e o casamento é o começo de uma nova vida";

Um nova vida com certeza! Diferente da que se vive quando se mora com os pais. Por vezes deliciosa, por vezes assustadora. É isso que é o casamento. Não é um conto de fadas, onde as pessoas se casam e são felizes para sempre. 

Num casamento há muita felicidade, muita coisa boa acontecendo e a melhor delas e compartilhar a vida com que a gente ama. Dormir e acordar juntinho todos os dias. Poder sair para passear no dia e hora que quer (coisa que muitos casais de namorados não podem). e muito mais...  E quando ve os filhos: produzir uma nova vida e compartilhar um amor incondicional por ela. 

Mas... casamento também gera responsabilidades! Deve se conciliar as contas a pagar, os afazeres domésticos, os afazeres e o tempo de trabalho, com os momentos de atenção ao conjugê. E.... repito e.... (lembra-se do tópico anterior???) vencer um batalha diária na luta para construir a felicidade, não cair na rotina e se adaptar as características do outro.


Finalizando....

Não quero assustar ninguém sobre o casamento. Sou casada e amo ser! Mas, é importante saber que nem tudo são flores. É um passo muito grande, uma decisão muito importante para ser tomada levianamente.  Deus ama o casamento e seu desejo é que uma vez casados a união dure "até que a morte os separe" e para isso acontecer a decisão de ser casar deve ser tomada com seriedade, amor entre os noivos, e consciência (pelo menos um idéia) do que é um casamento. Não é uma brincadeira de casinha... Casamento é coisa séria!

E quem já está casado e já sabe como é... lembre-se temos dois grandes aliados na vida a dois, ops, a três: Deus, o nosso melhor conselheiro, consolador e provedor e , o diálogo, relacionamentos sem diálogos se acabam muito rapidamente. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Opine, critique, discorde e debata, mas, sempre com educação e respeito.