28 dezembro 2012

2

Diferentes tipos de amor!

Ah! o amor! O mais sublime de todos os sentimentos! 

No livro de João, capítulo 15 versículo 12 Jesus disse aos seus discípulos: "O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês!" (NTLH). 

O amor também esta incluso nos dois mandamentos mais importantes:
1) amar a Deus sobre todas as coisas (Mc 12. 30) e,
2) ao seu próximo como a você mesmo (Mc 12. 31).
 

Mas afinal, o que é o amor!?
Vejamos o que nos diz o dicionário:

amor
a.mor
sm (lat amore) 1 Sentimento que impele as pessoas para o que se lhes afigura belo, digno ou grandioso. 2 Grande afeição de uma a outra pessoa de sexo contrário. 3 Afeição, grande amizade, ligação espiritual. 4 Objeto dessa afeição. 5 Benevolência, carinho, simpatia. 6 Tendência ou instinto que aproxima os animais para a reprodução. 7 Desejo sexual. 8 Ambição, cobiça: Amor do ganho. 9 Culto, veneração: Amor à legalidade, ao trabalho. 10 Caridade. 11 Coisa ou pessoa bonita, preciosa, bem apresentada. 12 Filos Tendência da alma para se apegar aos objetos.

No grego existem quatro palavras para amor, são elas: Agapao, Philus, Erao, Stergo

O amor Stergo (ou storge) é o amor familiar

Por que você ama a sua mãe, seu irmão, sua tia, seu tio? Por que eles fazem parte da sua família. 

Quantas vezes temos vontade de "arrancar a cabeça" do nosso irmão e achamos ele a pessoa mais chata da face da terra!!?? No entanto,  se passa alguém na rua e chama ele de chato ... Ninguém mexe com o meu irmão!!!! 

hahaha

ta aí... é o amor stergo! Sem mais explicações. 


O Amor Philus (Fileo) está relacionado as relações de amizade. Se refere a um relacionamento entre almas, sem interesses sexuais ou físicos. 

Este tipo de amor deve estar presente nos relacionamentos entre casais, principalmente no casamento! É bom que marido e mulher sejam amigos, cúmplices! Que além do relacionamento físico consigam  manter uma boa conversa, compartilhar os mesmo interesses... enfim... amar a alma e não apenas o corpo! 

Afinal: um dia o corpo fica velho e cai! 



O amor Erao (ou Eros) é o amor físico, sexual, totalmente humano, vem daí a palavra erótico! 

Este amor também deve estar presente no casamento, afinal é importante que haja desejo sexual entre um casal (namorar e bom né!?). Mas esse amor não pode estar sozinho num relacionamento, pois com o tempo, os problemas e, principalmente, com os filhos as pessoas mudam (fisicamente) e o amor eros pode se acabar. Esse amor sozinho não sustenta um casamento! 

Muitos jovens casais começam a se relacionar apenas baseados no amor eros, nos desejos físicos e acabam se casando baseados nesse amor. Isso é um erro. Um relacionamento sólido deve ser baseado no conhecimento da alma um do outro! É necessário amar a pessoa (a alma) e não o corpo!. 


A boa notícia, é que algo que começou apenas como amor eros pode evoluir para um amor mais profundo com o tempo. Mas cuidado, não se precipite, está aí uma das maiores importância das fases do namoro e noivado: conhecer e amar a alma! 

Faça o teste: Quando vocês estão juntos vocês conseguem passar horas conversando, assistindo filmes, passeando ou outras coisas que não sejam relacionadas a desejos sexuais? ou não! Mal podem se ver que "já pega fogo" e pronto, não tem mais tempo para conversa??? 

Cuidado... seu relacionamento pode estar única e exclusivamente baseado no amor eros.


E por último, mas o mais importante, o Amor Agapao (ou Ágape): É o mais sublime e mais importante amor que existe é o amor Incondicional! Um amor que ama independente de ser amado, um amor sem interesses, que dá de graça de tudo e não espera nada em troca.

É  amor que vem de Deus para nós e o que deveríamos ter pelo nosso próximo. 

Além disso existe o amor pelas coisas, lugares, bichos e etc... Mas o importante aqui é: Não se deixar levar pela superficialidade do amor eros no relacionamento, cultivar o amor  fileo (e storges também), e buscar cada dia mais viver o amor ágape! 

Que a paz e o amor de Deus esteja com você.





2 comentários:

  1. Diferentes tipos de amor, dizem que cada um ama do seu jeito, mas só de saber que somos amados, é super gratificante e poder retribuir sem reservas e saber que quanto mais se dá, mais se ganha, só faz com que a dose se eleve cada vez mais.
    Bjos, seguindo =)
    http://honrandoochamado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Náglia, obrigada pela sua visita e por seu comentário.

      É relamente lindo e agradável saber que somo amados, humanamente e, principalmente, pelo nosso criador.

      Visitei se cantinho... muito lindo parabéns....

      Excluir

Sua opinião é muito importante para nós. Opine, critique, discorde e debata, mas, sempre com educação e respeito.